option
Cuestiones
ayuda
daypo
buscar.php

Avaliação de Geografia - 7º ano - população brasileira

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del Test:
Avaliação de Geografia - 7º ano - população brasileira

Descripción:
A dinâmica populacional brasileira

Fecha de Creación: 2011/07/08

Categoría: Geografía

Número Preguntas: 6

Valoración:(18)
COMPARTE EL TEST
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
Comentarios
NO HAY REGISTROS
Temario:

Qual é a diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade?. Taxa de natalidade refere-se ao número de óbtos e mortalidade ao número de nascimentos. Taxa de natalidade é o número de pessoas que nascem, em cada grupo de mil e taxa de mortalidade refere-se ao número de óbtos para cada grupo de mil habitantes. Taxa de mortalidade é o número de nascidos e taxa de natalidade o número de óbtos. Não há diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade.

A população brasileira e mundial aumenta à medida que: A mortalidade ultrapassa a natalidade. A mais óbtos do que nascimentos. Os nascimentos superam a mortalidade. A taxa de natalidade e de mortalidade permanecem iguais.

Quando a natalidade for menor do que a mortalidade, o crescimento da população será: Positivo. Negativo.

A população do Brasil é: irregularmente distribuída, predominando etnicamente o branco e etariamente o adulto;. de elevado crescimento vegetativo, elevado nível cultural e com predominância étnica do negro;. de alto crescimento vegetativo, com predominância dos mestiços e elevado consumo de energia;. regularmente distribuída, predominando os brancos e etariamente o jovem;. de grande crescimento vegetativo, etariamente jovem e com a predominância do branco.

Taxas de crescimento da população brasileira Ano % 1950/1960.................3,17 1960/1970.................2,76 1970/1980.................2,48 1980/1991.................1,89 1995...................1,32 Estudos recentes sobre a população brasileira explicam a situação apresentada na tabela acima, como resultado da: diminuição da entrada de imigrantes, desde 1950, e da concentração da renda nacional;. queda da taxa de fecundidade das mulheres, associada a um mínimo de programação familiar;. grande concentração da renda após 1970, acentuando o aumento da taxa de mortalidade infantil;. queda do índice de fertilidade da mulheres, nas duas últimas décadas, e o aumento da taxa de mortalidade infantil. diminuição da entrada de imigrantes, desde 1950, associada à saída de brasileiros para o exterior, em busca de melhores condições de vida.

A população brasileira sofreu, na segunda metade do século XX, uma profunda mudança: se em 1950 a população urbana era de aproximadamente 18 milhões de habitantes, em 2000 era de mais de 130 milhões. Enquanto a população brasileira triplicou, a população urbana aumentou quase sete vezes. Sobre a afirmativa acima não é correto afirmar que: em 1950 a população rural é maior que a população urbana;. o desenvolvimento industrial deslocou numerosos contingentes da população rural para o espaço urbano;. o crescimento da população urbana originou espaços segregados na periferia das grandes metrópoles;. a atração das cidades decorre do poder de controle sobre o território exercido pelas atividades nela sediadas;. o crescimento urbano foi acompanhado por políticas públicas de saneamento e distribuição de renda.

Denunciar Test